Como transformar um vestido em saia ou blusa

Eu vi esse tutorial no Terra e achei muito bacana, ainda mais que adoro costurar. Veja aí:

Uma peça de roupa pode se transformar em duas em um passe de mágica. Basta saber usar a tesoura para contar com itens novos no guarda roupa sem ter que gastar nada. “Dependendo do modelo escolhido, quase não dá trabalho”, conta Camilla Capucci, professora de estilo da Escola Sigbol Fashion. Mas o acabamento é fundamental. “Devemos sempre pensar em como finalizar a peça, seja com elástico, cordões ou botões”. A especialista ainda explica que alguns truques deixam o processo ainda mais fácil: pregar rendas, desfiar o tecido e aplicar pedrarias pode substituir a barra e agilizar a customização. Confira abaixo duas opções para você arrasar:

Primeira opção — Saia

Quer uma saia leve para a estação mais quente do ano? É só seguir este passo a passo indicado pela especialista. Você vai precisar de:

. Vestido
. Tesoura
. Elástico
. Alfinetes
. Máquina de costura

Meça o comprimento do vestido e corte a parte inferior de acordo com sua preferência. Se a peça for larguinha, não se preocupe, pois a ideia é fazer uma saia franzida, o que vai ajustar as medidas da roupa à sua cintura. Desfaça a costura de uma das laterais, no avesso. Faça pequenas pregas na região da cintura e prenda-as com alfinetes para evitar que desmanchem. Mas lembre-se: quanto mais pregas, menor o tamanho da saia na hora de vestir. Com a máquina de costura, passe uma linha através dos pontos marcados para fixá-las. Use um pedaço de elástico 10 centímetros menor do que sua cintura, estique-o e costure-o na saia, franzindo-a mais ainda. Aí é só fechar a lateral que estava aberta e ufa. Está pronta.

Segunda opção — Blusa

A ideia é transformar o vestido em uma blusa de modelo hip tie, fresca e bem feminina. O melhor tecido, aqui, é a seda ou chiffon. Você vai precisar de:

. Vestido
. Botões de madrepérola
. Máquina de costura
. Tesoura

Recorte a parte de baixo da peça e as mangas (você vai usar a parte de cima). Com a máquina de costura, vire as bordas das regiões recortadas para dentro e costure, para deixar a peça com um ar mais sofisticado em vez de descolado. Na parte de trás, faça um corte na vertical, logo abaixo da nuca. Na ponta dessa abertura adicione um ou dois botões. Use o tecido que sobrou para fazer uma faixa fina, que deverá ser acoplada à linha da cintura, com apenas um ponto, do lado esquerdo ou direito. Dê um laço e pronto.

Fonte: Terra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s