Tutorial: Como costurar seu próprio lençol

WP_20150425_009

Para as costureiras profissionais, costurar um lençol com fronhas é algo bem simples, mas para os iniciantes, pode ser algo bem complicado, afinal: quantos metros comprar? como cortar as fronhas? como costura-las?

Pensando nisso, essa tarde estava a costurar um lençol para minha mãe e pensei em colocar esse tutorial para você que ainda não sabe como fazer seu próprio lençol.

O primeiro passo é comprar o tecido. Eu recomendo os 100% algodão, do tipo percal 180 fios ou superior, que é o que eu uso. Outra coisa é a estampa. Esse da minha mãe mesmo tinha uns ramos de flor que seguiam o fio do tecido, e quando colocar o lençol na cama esses ramos ficariam nas laterais. Só que as fronhas não deram para ficar no mesmo sentido pois o tecido não deu. Então, quando for comprar, é bom ver com o vendedor em qual sentido vão ficar as estampas e como devem ser as fronhas, para comprar o tecido na medida certa.

Pois bem, pelos cálculos que fiz, você tem que comprar mais ou menos 3,5 metros de tecido com 2,4 metros de largura para fazer o lençol com as duas fronhas (são 2,5 metros para o lençol mais 0,70 para as fronhas mais as margens de costura). Essas medidas servem para lençol de casal e de solteiro, pois a única diferença entre eles é a largura da cama; o comprimento é o mesmo e o tamanho da fronha também. Pode sobrar um pouco de tecido, mas é melhor comprar a mais pois algumas vezes o tecido vem torto e na hora de acertar ele fica curto.

Passo a passo:

1. Primeiro, meça 2,5 metros do tecido seguindo o fio ou a ourela, que é aquela parte lateral, que não é cortada. Esse pedaço é o lençol da cama. É só fazer a bainha dobrada em toda a volta e pronto. Não tem segredo.

2. Corte as fronhas assim: seguindo o fio do tecido ou a ourela, meça 72 cm para o comprimento e 52 cm para a largura (essas medidas já tem margem de costura). Corte quatro retângulos desses, pois são as frentes e costas da fronha. Preste atenção à estampa, para não ficarem de cabeça para baixo ou descentralizadas.

3. Depois dos quatro retângulos cortados, corte mais dois com 52 cm x15 cm com o tecido que sobrou.

4. Faça uma bainha dobrada em um dos lados dos dois retângulos menores e nos dois retângulos que serão as costas da fronha. Faça em apenas um dos lados desses retângulos.

WP_20150425_007

5. Costure um dos retângulos menores na parte da frente da fronha. Coloque direito sobre direito e faça uma costura reta e depois overloque ou passe zigue-zague. Faça isso com os dois retângulos pequenos.

WP_20150425_001

6. Agora posicione sobre a mesa a parte da frente da fronha com o direito para cima com o retângulo menor já costurado e coloque a parte das costas da fronha sobre a parte da frente com direito sobre direito.

WP_20150425_003

7. Dobre o retângulo menor por cima, alfinete e passe uma costura reta em toda a volta. Dê o acabamento.

WP_20150425_004WP_20150425_005

8. Apare os fiapos e vire. Esse retângulo menor é aquela aba que fica transpassada na fronha.

WP_20150425_006

9. Depois de virada fica assim:

WP_20150425_007

Pronto! Agora você já pode fazer seu próprio lençol ou para presentear alguém. E não tenha medo de deixar a imaginação vir à tona. Esse passo a passo é básico, e a partir dele você pode fazer lençóis diferentes, com virol (que é uma faixa de tecido de mais ou menos uns 50 cm que você costura na parte do lençol que fica na cabeceira da cama, e pode ser do mesmo tecido do lençol ou de outro que combine, sendo que o virol fica dobrado sobre o lençol, por isso, ele é costurado pelo avesso do lençol com o direito para baixo – ou seja, na montagem, você coloca o avesso do lençol para cima com o direito do virol para baixo e costura, depois vira), colocar rendas, sianinhas, bordados americanos, o que você quiser!

27 pensamentos sobre “Tutorial: Como costurar seu próprio lençol

  1. Gostei muito desse tutorial de hoje em diante vou comprar tecido e fazer meus próprios Lençóis Porque daí a gente compra pano de qualidade sai mais em conta Obrigado pelas dicas sucesso sempre de Marina de Assis

    Curtir

  2. Boa tarde, meu nome e Jussara Ribeiro e gostaria de aprender fazer a virada do lençol, ou seja, a parte de cima onde fica , normalmente, o bordado. Obrigada

    Curtir

    • Boa tarde Jussara! Para fazer a vira é só cortar o tecido escolhido na largura do lençol e do tamanho que você querer. Geralmente eu faço com 40 cm. Aí, você pode usar o mesmo tecido, um tecido diferente, um barrado bordado, renda, o que você quiser. É só importante lembrar que a vira é costurada ao contrário, ou seja, ela é costurada com avesso sobre direito do lençol. Ah, é bom fazer também uma costura inglesa ou colocar viés no acabamento, para ficar mais bonito. Espero ter ajudado!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s