Tutorial: Como costurar seu próprio lençol

WP_20150425_009

Para as costureiras profissionais, costurar um lençol com fronhas é algo bem simples, mas para os iniciantes, pode ser algo bem complicado, afinal: quantos metros comprar? como cortar as fronhas? como costura-las?

Pensando nisso, essa tarde estava a costurar um lençol para minha mãe e pensei em colocar esse tutorial para você que ainda não sabe como fazer seu próprio lençol.

O primeiro passo é comprar o tecido. Eu recomendo os 100% algodão, do tipo percal 180 fios ou superior, que é o que eu uso. Outra coisa é a estampa. Esse da minha mãe mesmo tinha uns ramos de flor que seguiam o fio do tecido, e quando colocar o lençol na cama esses ramos ficariam nas laterais. Só que as fronhas não deram para ficar no mesmo sentido pois o tecido não deu. Então, quando for comprar, é bom ver com o vendedor em qual sentido vão ficar as estampas e como devem ser as fronhas, para comprar o tecido na medida certa.

Pois bem, pelos cálculos que fiz, você tem que comprar mais ou menos 3,5 metros de tecido com 2,4 metros de largura para fazer o lençol com as duas fronhas (são 2,5 metros para o lençol mais 0,70 para as fronhas mais as margens de costura). Essas medidas servem para lençol de casal e de solteiro, pois a única diferença entre eles é a largura da cama; o comprimento é o mesmo e o tamanho da fronha também. Pode sobrar um pouco de tecido, mas é melhor comprar a mais pois algumas vezes o tecido vem torto e na hora de acertar ele fica curto.

Passo a passo:

1. Primeiro, meça 2,5 metros do tecido seguindo o fio ou a ourela, que é aquela parte lateral, que não é cortada. Esse pedaço é o lençol da cama. É só fazer a bainha dobrada em toda a volta e pronto. Não tem segredo.

2. Corte as fronhas assim: seguindo o fio do tecido ou a ourela, meça 72 cm para o comprimento e 52 cm para a largura (essas medidas já tem margem de costura). Corte quatro retângulos desses, pois são as frentes e costas da fronha. Preste atenção à estampa, para não ficarem de cabeça para baixo ou descentralizadas.

3. Depois dos quatro retângulos cortados, corte mais dois com 52 cm x15 cm com o tecido que sobrou.

4. Faça uma bainha dobrada em um dos lados dos dois retângulos menores e nos dois retângulos que serão as costas da fronha. Faça em apenas um dos lados desses retângulos.

WP_20150425_007

5. Costure um dos retângulos menores na parte da frente da fronha. Coloque direito sobre direito e faça uma costura reta e depois overloque ou passe zigue-zague. Faça isso com os dois retângulos pequenos.

WP_20150425_001

6. Agora posicione sobre a mesa a parte da frente da fronha com o direito para cima com o retângulo menor já costurado e coloque a parte das costas da fronha sobre a parte da frente com direito sobre direito.

WP_20150425_003

7. Dobre o retângulo menor por cima, alfinete e passe uma costura reta em toda a volta. Dê o acabamento.

WP_20150425_004WP_20150425_005

8. Apare os fiapos e vire. Esse retângulo menor é aquela aba que fica transpassada na fronha.

WP_20150425_006

9. Depois de virada fica assim:

WP_20150425_007

Pronto! Agora você já pode fazer seu próprio lençol ou para presentear alguém. E não tenha medo de deixar a imaginação vir à tona. Esse passo a passo é básico, e a partir dele você pode fazer lençóis diferentes, com virol (que é uma faixa de tecido de mais ou menos uns 50 cm que você costura na parte do lençol que fica na cabeceira da cama, e pode ser do mesmo tecido do lençol ou de outro que combine, sendo que o virol fica dobrado sobre o lençol, por isso, ele é costurado pelo avesso do lençol com o direito para baixo – ou seja, na montagem, você coloca o avesso do lençol para cima com o direito do virol para baixo e costura, depois vira), colocar rendas, sianinhas, bordados americanos, o que você quiser!

31 pensamentos sobre “Tutorial: Como costurar seu próprio lençol

  1. Oi, Carol, me meti fazer uma toalha de mesa . Me recorda que minha sogra fazia lençois. Ela tinha o habito de puxar um fio de fora a fora em todas as laterais do tecido, dizendo que não era para ficar disforme, ou seja, para nao enrugar o tecido. Ai te pergunto se ao cortar, o tecido eu corto em cima do fio que foi tirado ou do lado fio, ou seja de dentro para fora. obrigado;/

    Curtir

    • Depende muito da faixa de preço da sua região. Eu cobraria entre 30,00 e 50,00 se for só para cortar e costurar a bainha do lençol de cima e duas fronhas, mas isso depende do trabalho que você teve.

      Curtir

  2. nossa que legal minha filhha fez um trabalho graça a esse blog , parabens ela precisava de uma explicaçao passo a passo valeu mesmo. bjs

    Curtir

    • Olá, bom dia! Geralmente eu compro 3,40 m de tecido próprio para lençol, que é bem largo. Eu tiro 2,40 m para o lençol e os 1,0 m que sobra eu divido ao meio e faço duas fronhas de 0,50 x 0,70 cm. As fronhas eu faço assim: depois que tiro o tecido do lençol sobra tecido na medida de 1,0 x 2,40 m. Eu divido os 2,40 m ao meio e corto, sobrando dois tecidos de 1,20 x 1,0 m. Eu dobro os 1,20 m ao meio, aí fica com 1,0 x 0,60 m. O lado com 1,0 m é o comprimento, que deve ficar com 0,70 m. Os 30 cm restantes são o transpasso da fronha. Os 0,60 m são da largura, que deve ficar com 0,50 m. Aí é só tirar 10 cm para ficar do tamanho certo.

      Curtir

    • Olá! Eu moro no interior, e aqui é bem difícil achar várias coisas, mas tecido para lençol é fácil. Eu sempre peço tecido para lençol, geralmente percal. Ele já vem de fábrica com essa largura, pois é próprio para lençol. Mas você pode fazer de tricoline e emendar. Fazer um modelo diferente, com listras de várias cores, por exemplo. Ou usar o mesmo tecido e colocar detalhes ente um e outro, como rendinhas. Acho que fica bem legal!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s