Tutorial: fiação para luminária

Eu vou fazer uma luminária para o meu quarto, mas ainda não sei como. Quero algo diferente.

Fui buscar inspiração na internet e depois de muita pesquisa, além de não ter encontrado o que eu queria, percebi que de todos os DIY que vi, nenhum ensinava montar a parte da fiação.

Por isso, resolvi mostrar para vocês como eu fiz a minha. Se tiver alguém para fazer por nós, muito melhor hehehehe, mas é bom aprendermos.

Estes foram os materiais que usei: um metro de fio, um bocal, uma lâmpada de LED, um interruptor pêra e um plug tomada macho.

Por dentro do bocal tem três parafusos. Como dá para ver na foto, um está bem perto de um quadradinho de metal, em cima de uma parte branca, de plástico. Bem de frente tem outro parafuso e ao lado, mais um. Desparafusei esse. Aqui ele é prateado, e os outros dois, dourados.

Nessa foto fica melhor de entender. Aquele parafuso que não estava paralelo a nenhum outro serve para prender a outra parte do bocal. Esses paralelos (dourados) servem para prender o fio.

Aquela parte do bocal, que soltou depois de desparafusar, eu passei pelo fio, do qual desencapei uns 5 milímetros da ponta com a ajuda de uma tesoura.

As pontas desencapadas entram no orifício abaixo desses parafusos, que devem ser afrouxados com uma chave Philips para dar passagem ao fio e depois apertados novamente para prendê-los bem.

Fica assim.

Aí é só juntar as duas partes novamente e parafusar no mesmo lugar.

Uma coisa é muito importante nesse momento. Lembra dos três parafusos da foto? Lembra de um que está ao lado do quadradinho de metal, em cima da parte branca de plástico? Pois é, esse parafuso é muito importante. O fio que está preso a ele é o que vai ligar e desligar a luz pelo interruptor. Por este motivo, depois que os dois fios estiverem no lugar e antes de fechar o bocal, é preciso fazer uma marcação no fio que está ligado a esse tal parafuso. Aqui eu fiz com caneta mesmo, a uns 10 cm além da ponta, para que quando eu fechasse o bocal, pudesse ver a marcação.

Agora o plug. Depois de tirar um parafuso que tem nele, eu abri e folguei os dois parafusos das pontas, para encaixar os fios. Igualzinho o que foi feito no bocal: desencapei as pontas da outra extremidade do fio, encaixei nos orifícios e apertei os parafusos novamente.

Os fios devem ser arrumados dessa forma, para que fiquem bem seguros.

Depois é só parafusar de novo.

Fiz um pequeno teste para ver se estava tudo certo. Funcionou direitinho, mas ainda falta o interruptor.

Aqui já dá para usar, mas para desligar tem que tirar da tomada. Como eu quero para uma luminária, então vou precisar do interruptor.

Atrás do interruptor tem um parafuso que tirei para abri-lo.

Depois de desparafusado, ele se abre em duas partes. Em cada uma delas, tem uma ponta com uma abertura em semicírculo e outra fechada, mas com a marcação para quem quiser abrir. Na foto aí, na parte de baixo, tem um semicírculo demarcado, que cortei com uma tesourinha bem amolada.

Tem que fazer isso com as duas partes do interruptor.

Lembra do fio que marquei com caneta? É agora que vou precisar dele. Eu decidi que queria o interruptor há uns 40 cm da lâmpada. Então, segui o fio marcado até a posição que queria e cortei, mas só ele, o outro deixei o inteiro.

Aqui também tem dois parafusos, que servem para prender os fios. É do mesmo jeito do plug e do bocal.

É só encaixar os fios e parafusar.

E aqui, já pronto.

Veja como ela fica (sem a cúpula).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s